Secretaria de Saúde de Indaial inicia implantação do prontuário eletrônico

29/07/2015 11h13

  • Compartilhe

A Secretaria de Saúde de Indaial iniciou o processo de implantação do prontuário eletrônico nas Unidades de Saúde, o que facilitará no acompanhamento, diagnóstico e tratamento dos usuários. O prontuário das Unidades será interligado com o Serviço de Atendimento Integral à Saúde (Sais), o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e a Unidade Heinz Schutz.


A melhoria contempla a aquisição de computadores em todos os consultórios médicos, de enfermagem, pré-consulta e recepção, bem como impressoras para impressão de receitas médicas, exames, encaminhamentos, entre outros.


No dia 14 de julho, a Secretaria promoveu no Auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) uma reunião com todos os médicos e enfermeiros das Unidades de Saúde da Família do município para treinamento referente à utilização do prontuário eletrônico.


Os prontuários eletrônicos eliminam uma boa parte da papelada e podem reduzir o tempo que os funcionários passam no arquivamento e desarquivando de informações do paciente. Eles também facilitam a comunicação entre consultório e pré-consulta, enfermagem, marcação de exames, entre outros.


Outro ponto importante é que os softwares produzem um registro de informações mais preciso. Não existe o problema de diferentes letras ou ilegibilidade, muito presente no prontuário de papel e que pode gerar confusões na interpretação. Boa parte dos sistemas também inibe os erros comuns, como o duplo registro de informações. Esses fatores ajudam a incrementar a precisão do diagnóstico e tratamento dos pacientes.

Comente


* Campos obrigatórios

© Unifique. Todos os direitos reservados.