Indaial tem trabalho selecionado para a Mostra Brasil Aqui tem SUS 2016

20/05/2016 10h51

  • Compartilhe

A Secretaria de Saúde de Indaial teve um trabalho selecionado para apresentação na 13ª Mostra Brasil Aqui tem SUS, consolidado como um espaço para troca das ações desenvolvidas pelos municípios para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde. As experiências dessa Mostra serão apresentadas no 32º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que ocorrerá de 1º a 4 de junho, em Fortaleza, Ceará.


 

O trabalho de Indaial selecionado tem como tema "Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização (NEPSHU): utilizando potências, redescobrindo saberes", que se enquadra na temática "Gestão das políticas de formação e qualificação do sistema de saúde".


Foi formulado pelos profissionais: Milena Mery da Silva (autor principal) e Marilu Crizel, Samira Tschoeke Reyes, Alexandre Dalabrida, Maria Ribeiro e Luciane Grossklags (demais autores).


Sobre o trabalho


O Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização de Indaial desenvolve suas atividades desde meados de 2015. Composto por diversos profissionais, o núcleo tem como finalidade elaborar, planejar, apoiar e executar, de modo articulado, as propostas que envolvem ações de educação e humanização na saúde.


Desse modo, obedecendo a demanda levantada através de constantes articulações, o NEPSHU criou um evento chamado Fluxos de Rede: “Pensando na rede que temos, construindo a rede que queremos”, realizado em 7 de abril de 2016. Nesse encontro estiveram presentes todos os setores da Secretaria Municipal de Saúde, bem como da rede de atendimento do Município de Indaial. O objetivo principal foi apresentar e aproximar os serviços da saúde com outros pontos da rede de atendimento público, a fim de melhorar os processos das relações interpessoais e intersetoriais.


As perspectivas e desdobramento do evento foram muito positivos no sentido de avançar nas discussões de Educação Permanente. Conseguiu-se a sensibilização, não só dos gestores para essa prática, mas, também dos trabalhadores e usuários que se empoderados podem contribuir fortemente para o desenvolvimento de inúmeros projetos voltados à saúde.


Avanços na legislação


A Administração Municipal de Indaial oficializou a Portaria SMS (Secretaria Municipal de Saúde) n° 001, de 2 maio de 2016, que aprova a Política Municipal de Educação Permanente em Saúde.


Além disso, com o intuito de regulamentar o Núcleo de Educação Permanente, foi oficializada a Portaria SMS nº 003, da mesma data, que aprova o Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização (NEPSHU). Núcleo ficará vinculado ao Setor de Educação Permanente em Saúde, instituído, no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde, através daPortaria SMS nº 002, de 2 de maio de 2016. O Setor de Educação em Saúde tem como objetivo fomentar, planejar, ordenar e implementar ações de educação na saúde na rede municipal de saúde de Indaial, em consonância com a Política Municipal de Educação Permanente em Saúde.


A servidora Milena Mery da Silva, terapeuta ocupacional, terá a função de coordenadora do Setor de Educação Permanente em Saúde, conforme a Portaria SMS nº 005, de 2 de maio de 2016.

Comente


* Campos obrigatórios

© Unifique. Todos os direitos reservados.