Indaial: Secretaria de Saúde intensifica ações de conscientização sobre a saúde do homem

10/11/2015 15h23

  • Compartilhe

Neste mês é celebrado o Novembro Azul, uma campanha de conscientização dirigida à sociedade e, em especial, aos homens para conscientização a respeito das doenças masculinas. Para tanto, as equipes das Unidades de Saúde de Indaial e do Sais (Serviço de Atendimento Integral à Saúde) vão enfatizar a conscientização dos homens em relação à prevenção, principalmente das doenças cardiovasculares.


As orientações serão intensificadas nos grupos de idosos, hipertensos, diabéticos e demais grupos que são ofertados nas Unidades. Além disso, os profissionais vão realizar o controle de pressão arterial, o controle de peso corporal e o índice de massa corporal (IMC) e orientações em relação à alimentação saudável e à prática de atividades físicas.


Durante o ano também é ofertado aos homens, conforme a necessidade, o exame de PSA (antígeno prostático específico), que serve como auxiliar de diagnóstico e monitoramento de prostatite, hiperplasia prostática benigna e câncer de próstata. Nos últimos doze meses, de novembro de 2014 a outubro de 2015, foram efetuados no Laboratório Municipal 1.950 exames de PSA.


A rede pública municipal de saúde conta, hoje, com dois urologistas, que realizam consultas e procedimentos cirúrgicos.

Comente


* Campos obrigatórios

© Unifique. Todos os direitos reservados.