Indaial: Secretaria de Agricultura presta assistência na área agrícola e florestal

23/07/2015 10h27

  • Compartilhe

A Secretaria de Agricultura também presta assistência na área agrícola e florestal, através dos seus técnicos agrícolas. São realizadas atividades como: análise do solo, cadastro ambiental rural (em média 16 por mês), registro de porte e uso de motosserra, auxílio ao agricultor para retirada de madeira e lenha para consumo próprio, emissão de CCIR - Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (550 emitidos nos últimos seis meses), encaminhamento de certidão para fins de aposentadoria e recadastramento do CCIR (95 nos últimos seis meses).


Os proprietários de imóveis rurais precisam fazer até maio de 2016 o seu Cadastro Ambiental Rural (CAR). O CAR é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.


Em Indaial, a inscrição pode ser feita na Secretaria de Agricultura (rua Marechal Deodoro da Fonseca, 4500, Warnow, nas terças-feiras, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h) ou na Secretaria de Saneamento e Meio Ambiente (Avenida Carlos Schroeder, 815, Nações, de segunda a sexta, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h). É disponibilizado na internet programa destinado à inscrição no CAR, bem como à consulta e acompanhamento da situação de regularização ambiental dos imóveis rurais.  


Além de possibilitar o planejamento ambiental e econômico do uso e ocupação do imóvel rural, a inscrição no CAR, acompanhada de compromisso de regularização ambiental quando for o caso, é pré-requisito para acesso à emissão das Cotas de Reserva Ambiental e aos benefícios previstos nos Programas de Regularização Ambiental e de Apoio e Incentivo à Preservação e Recuperação do Meio Ambiente.

Comente


* Campos obrigatórios

© Unifique. Todos os direitos reservados.