Indaial é destaque na implantação de políticas de desenvolvimento para pequenos negócios

18/08/2016 10h31

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Novamente, a região do Vale do Itajaí e, em especial, o município de Indaial, é destaque com relação às Políticas Públicas de Desenvolvimento para pequenos negócios. O Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina) realiza um trabalho de acompanhamento a 27 municípios, divididos em nove regiões (três por região).


Indaial integra a região do Vale do Itajaí, juntamente com Pomerode e Timbó. As três cidades são as primeiras a atingirem todos os quesitos estipulados na Meta 6, que se refere ao número de municípios em que o ambiente de negócios pode ser considerado propício para pequenos negócios, devido à existência de Políticas de Desenvolvimento implantadas.


As política de desenvolvimento implantadas estão divididas em quatro eixos: Atores de Desenvolvimento, Compras Públicas, Rede Simples e Sala do Empreendedor.


No eixo Atores de Desenvolvimento foram avaliados se o agente de desenvolvimento foi capacitado em curso avançado, se é servidor e quantos deles foram nomeados, além de verificar se no município há pessoa responsável pela agenda do desenvolvimento local e se esse profissional recebeu capacitação do Sebrae.


Já o eixo Compras Públicas subdividiu-se em três quesitos: Planejamento Anual de Compras (se o município planeja suas compras contemplando os pequenos negócios); Merenda Escolar (se o município destina pelo menos 30% do recurso da merenda escolar para a agricultura familiar e se do valor total destinado à merenda qual o percentual comprado de fornecedores regionais) e Compra de Pequenos Negócios (se do valor total de aquisições - compras 30% e 20% são adquiridas de pequenos negócios e qual o percentual comprado de fornecedores locais).


No eixo Rede Simples os quesitos se concentraram na Consulta de Viabilidade, com os seguintes tópicos: se o município simplificou e entregou seus processos de abertura de empresas e considera a atividade empresarial para analisar e responder às consultas de endereço, se os funcionários para responder à consulta foram capacitados no sistema e se a resposta da consulta é feita digitalmente, em até 48 horas e de maneira gratuita.


No eixo Sala do Empreendedor foram verificados se o município capacitou os funcionários da Sala para atendimento ao empresário, se os atendimentos ao empresário são registrados, se a Sala realiza atendimento para cadastro e emissão do Cadastro de Condição de Microempreendedor Individual e orienta os empresários sobre como participar dos processos de aquisições públicas e sobre os documentos necessários e os processos exigidos para abertura e licenciamento de micro e pequenas empresas e se há pelo menos dois parceiros - não prefeitura - que oferecem serviços na Sala.

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