Fundação Indaialense de Cultura realiza Dia de Teatro FIC em 23 de agosto

17/08/2015 17h28

  • Compartilhe

A Fundação Indaialense de Cultura promoverá nesse domingo, 23 de agosto, nas dependências da Sociedade Recreativa Indaial (rua dos Atiradores, 152, Centro), o “Dia de Teatro FIC”. O evento gratuito contará com dois espetáculos. O primeiroacontecerá às 17h, com “A Rosa Príncipe”, resgatando os contos de fadas e trazendo as crianças para esse universo mágico. A história acontece na década de 1950, quando uma princesa quer viver um mundo além dos muros do seu castelo. A história será apresentada pelo Grupo Trapos e Farrapos da FIC, sob coordenação da professora Liziane Largura.


Na sequência, às 19h, a Orquestra de Câmara de Indaial, regida pelo Maestro Paulo Lira, juntamente com alunos de Teatro da FIC, coordenados pela professora Liziane Largura, encenam o Conto Musical “Pedro e o Lobo”, do compositor russo Serguei Sergueievitch Prokofiev (1936). Originalmente o conto foi criado para a Orquestra e um narrador com o objetivo pedagógico de mostrar às crianças as sonoridades dos diversos instrumentos, pois cada personagem da história é representado por um instrumento diferente. Para colorir mais a apresentação, atores farão a encenação da história a partir da voz do narrador e da composição musical.


O Dia de Teatro FIC será finalizado com a Escola de Artes, através de apresentações de danças desenvolvidas a partir do tema abordado nesse ano: do passado ao contemporâneo. As atividades são coordenadas pela professora Samanta Farias, e os figurinos são confeccionados na aula de Artes da professora Camile Brick. Quem acompanha a apresentação é a Orquestra de Câmara de Indaial.


Sinopse do espetáculo “A Rosa Príncipe”


O teatro está aberto para o espetáculo, mas um imprevisto faz Dona Emerenciana contar ao público a história da princesa Ivata, que acha mais interessante a vida dos camponeses do que a sua vida de princesa no castelo. Ivata foge do castelo acobertada por sua Aia e o cocheiro para dançar com os camponeses, quando se apaixona por Lomir. A Rainha descobre o deslize de sua filha e manda executar Lomir. É quando a história realmente começa.


Sinopse do Conto Musical “Pedro e o Lobo”


A história fala de Pedro, um menino curioso que saiu sem permissão do avô para a floresta perigosa para caçar, sem se preocupar se encontraria lá o grande lobo cinzento, feroz! A pata, o pássaro e o gato também resolvem sair, e todos se deparam com o lobo. Toda encenação é acompanhada minuciosamente pela Orquestra que apresenta os temas dos personagens e o enredo musical.


Sobre o Grupo de Teatro FIC


O Grupo de Teatro é formado por alunos de Teatro da FIC com nível avançado. Surgiu em 2011, a partir da vontade dos alunos de representarem para a grande plateia. Desde 2011 o Grupo montou o Juiz de Paz da Roça, se apresentando em Indaial e região, e várias esquetes teatrais, entre elas: O Caso do Espelho e O Atendimento ao Consumidor. O Grupo também participou de Autos Natalinos de 2011 e 2012.

Comente


* Campos obrigatórios

© Unifique. Todos os direitos reservados.