Defesa Civil de Indaial alerta para fortes chuvas neste fim de semana

08/10/2015 13h48

  • Compartilhe

A Defesa Civil de Indaial alerta os munícipes para as fortes chuvas previstas para este fim de semana, que podem ocasionar alguns alagamentos e deslizamentos. Conforme informações da Epagri-Ciram, nesta quinta-feira (8) e sexta-feira (9) há chance de chuva forte, com descargas elétricas (raios) e temporais isolados, possibilidade de ventania e granizo no Estado.


Os totais elevados de chuva nesse período podem chegar a 150-200 mm em algumas localidades do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Para a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte os valores previstos são menores com totais de chuva de 70 a 80 mm no período, podendo superar 100 mm em algumas localidades.


Sábado (10) é dia de chuva em boa parte do Estado, alternando com períodos de melhoria sem chuva, especialmente no Oeste. O total de chuva é de 10 a 20 mm no Oeste e de 30 a 50 mm do Meio Oeste ao Litoral.


Já no domingo (11) volta a ocorrer chuva moderada a forte no Estado, devido à formação de um ciclone extratropical entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O total de chuva é de 20 a 30 mm no Oeste e Meio Oeste e de 40 a 50 mm em média do Planalto ao Litoral, chegando a 60-80 mm em algumas localidades.


Com isso, o período entre quinta-feira e domingo pode somar mais de 250 mm nas regiões Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral e 150 mm nas demais regiões.


Recomendações da Defesa Civil:


Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: Permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, a exemplo dos banheiros das residências; fechar janelas e portas e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. Nesse caso, as famílias devem procurar a casa de parentes ou amigos ou podem acionar a Defesa Civil Municipal pelos telefones 199 ou 9923-6739 ou o Corpo de Bombeiros (em casos de emergência: resgate, entre outros).

Deslizamentos de terra: Deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal pelos telefones 199 ou ou 9923-6739 ou o Corpo de Bombeiros (em casos de emergência: resgate, entre outros).


Em Indaial, alguns locais já sofrem alagamentos quando o nível do rio Itajaí-Açu ultrapassa os 5 metros. Por isso, quem reside nesses locais deve ficar atento a qualquer indício de alagamento ou previsão do nível do rio, e se for preciso procurar locais seguros para colocar seus móveis e também proteger a sua família. Se for necessário, a Prefeitura disponibilizará caminhão para o frete dos móveis. O contato deve ser feito pelo telefone 9131-0415.


A população também pode acompanhar o nível do rio Itajaí-Açu pelos boletins emitidos pela Defesa Civil no site e redes sociais e nos veículos de comunicação da cidade ou ainda pelo site do Ceops/Furb neste link:http://ceops.furb.br/restrito/SisCeops/views_pub/tabela_nivel.html.


A previsão do tempo também pode ser acompanhada no site da Epagri/Ciram através deste link: http://ciram.epagri.sc.gov.br/.

Comente


* Campos obrigatórios

© Unifique. Todos os direitos reservados.