Corpo de Bombeiro Militar de Timbó realiza formaturas e promoção de Bombeiros Comunitários

17/11/2016 10h05

  • Compartilhe

2ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar de Timbó vai realizar nesta quinta-feira, 17, a partir das 17h30, a formatura do curso básico de Atendimento a Emergências (CBAE) 2016, formatura do curso de Formação de Guarda-Vidas Civis – Turma 2016, e também a promoção de Bombeiros Comunitários. O evento acontecerá na Praça do Binário Central Rolando Mueller, em Timbó.

 

Conforme o comandante da 2ª Cia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, 1º Tenente Filipe Daminelli, nos dias atuais o trabalho voluntário consiste muito mais do que ser responsável socialmente, mas em participar ativamente na solução de problemas e proposição de melhorias  que envolvam a área da segurança pública. “Esse ato proporciona reconhecimento ao trabalho voluntário prestado pelas pessoas que apoiam o serviço diário da Corporação, seja através de promoção aos graus superiores, seja com a capacitação de novas pessoas que darão continuidade no futuro a esse tipo de atividade”, diz.

 

O Curso Básico de Atendimento a Emergências capacita pessoas, de forma voluntária, com ensinamentos teóricos básicos de extinção de incêndios, noções de primeiros socorros, gerenciamento de riscos e sistemas preventivos, sendo que a conclusão desse curso é o primeiro requisito para a formação do Bombeiro Comunitário.

 

O Curso de Formação de Guarda-Vidas Civis capacita pessoas, também de forma voluntária, com ensinamentos de resgate aquático e prevenção de acidentes, de modo que possam atuar na prevenção balneária das barragens Alto Palmeiras e Pinhal, no município de Rio dos Cedros, durante a Operação Veraneio 2016-2017, em auxílio ao Corpo de Bombeiros Militar. “A Operação Veraneio é conhecida por ser a maior operação em termos logísticos e de relevância realizada pelo Estado de Santa Catarina, sendo o Corpo de Bombeiros Militar o seu principal coadjuvante. Além das praias e balneários litorâneos, as áreas de águas internas do interior do Estado também são locais com potencial turístico, esportivo e de atração de turistas, demandando que a prevenção nesses locais igualmente seja realizada. Para isso a Corporação capacita pessoas que, com o perfil apropriado, possam auxiliar as equipes de serviço nas atividades de rondas e prevenção", frisa o comandante Daminelli.

 

Na solenidade também acontecerá a promoção de Bombeiros Comunitários, que visa reconhecer o trabalho voluntário prestado por pessoas da comunidade junto à Corporação, capacitadas para auxílio no trabalho operacional diário de atendimento às ocorrências.

Comente


* Campos obrigatórios

© Unifique. Todos os direitos reservados.