Campanha Municipal de Combate ao Câncer de Colo Uterino e Mama acontece em outubro

28/09/2016 08h39

  • Compartilhe

Em comemoração ao Outubro Rosa, no município de Indaial será realizado no mês de outubro a Campanha Municipal de Combate ao Câncer de Colo Uterino e Mama nas Unidades de Saúde da Família e no Serviço de Atendimento Integral à Saúde (Sais). Durante esse período, de segunda a sexta, serão oferecidos nesses locais o exame Papanicolau, conhecido como preventivo, e o auto-exame de mamas, os quais são pré-agendados previamente em função dos cuidados que os antecedem.


Além disso, as mulheres de Indaial que não puderem comparecer nas Unidades de Saúde ou no Sais durante a semana terão a oportunidade de realizar esses exames nos dias 8 e 29 de outubro, sábado, das 8h às 17h. Esses exames também devem ser agendados.


Segundo a Coordenadora da Estratégia da Saúde da Família, a ação tem como objetivo prevenir as doenças relacionadas às mulheres e conscientizar sobre a importância de se fazer os exames de rotina. Ao realizar o exame com frequência é possível identificar um diagnóstico precoce de algum tipo de doença e evitar até uma morte antecipada.


Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de colo uterino é o segundo tumor mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama, sendo a quarta causa de morte de mulheres por câncer no país. Por ano, são registradas 4.800 vítimas fatais dessa doença e 18.430 novos casos no Brasil.


O país já avançou na capacidade de realizar o diagnóstico precoce. Um exemplo disso é que na década de 1990, 70% dos casos diagnosticados eram de doença invasiva, ou seja, já estavam no estágio mais agressivo da doença. Atualmente, 44% dos casos são de lesão precursora do câncer, uma lesão localizada. Nessas situações, quando as mulheres são diagnosticadas precocemente e tratadas de forma adequada, elas possuem praticamente 100% de chance de cura.


 

Mais informações podem ser obtidas nas Unidades de Saúde da Família e no Sais por meio do número 3281-7100.

Comente


* Campos obrigatórios

© Unifique. Todos os direitos reservados.